Na manhã desta sexta-feira, 07, por volta de 10h30min, a Escola de Ensino Fundamental Terra dos Monólitos, localizada ao lado da Cadeia Pública de Quixadá, foi invadida por indivíduos que aproveitaram a proximidade dos dois prédios para lançarem objetos para dentro da instituição penal.
Os elementos, que não foram identificados, pularam sem cerimônias os muros da escola para terem acesso à cadeia. O episódio foi visto por pais de alunos que esperavam a saída dos filhos, deixando-os muito assustados.
“Houve uma completa correria dos pais que estavam esperando a saída de seus filhos e de curiosos que passavam pelo local. A única atitude do porteiro da escola foi obviamente trancar os portões. Chamaram a polícia, mas os indivíduos já tinham pulado e tomado rumo ignorado”, afirmou Daniel Jadai Freitas Rabêlo, 21 anos, universitário. “É irracional essa cadeia ficar no centro da cidade e ao lado de uma escola de ensino fundamental”, acrescenta o estudante.
A E.E.F. Terra dos Monólitos foi inaugurada em 26 de agosto de 1963, com o nome de Escola de Artes Industrial Gov. Virgílio Távora, recebendo, anos mais tarde, o nome de Terra dos Monólitos em homenagem a exuberância geográfica, geológica e cultural da cidade de Quixadá. Em 2011, quando houve rebelião entre os presidiários ao lado, a escola teve de ser evacuada.
A cadeia pública, no entanto, é mais antiga, tendo sido construída originalmente ainda no século dezenove.
“Será que o poder público só resolverá essa situação quando uma tragédia de grandes proporções acontecer e a mídia cair em cima do fato?”, pergunta o universitário.
A construção de uma nova unidade prisional em Quixadá está sendo discutida pelo poder público estadual, mas enfrenta diversos entraves.
Fonte:Monólitos Post
Nenhum comentário:
Postar um comentário