domingo, 25 de maio de 2014

Criança de Juazeiro do Norte é vice-campeã em festival de sanfoneiros na Bahia

O som do fole da sanfona embalou a noite do público que compareceu em massa para a decisão da 7ª edição do Festival de Sanfoneiros, promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), através do Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). O concurso esquentou o clima para as comemorações juninas que invadem o interior do estado nesse período do ano.

Ainda na primeira fase, de seleção dos finalistas, o concurso atraiu competidores de várias cidadesbaianas e estados como Ceará, São Paulo e Rio de Janeiro. Com a possibilidade de enviar uma composição gravada em mídia, pelo serviço dos Correios, o concurso reuniu exatamente 59 sanfoneiros. “A divulgação começa três meses antes da decisão”, lembrou Selma Oliveira, diretora do Cuca.

Para a organizadora do evento, o Festival foi pensado como forma de manter viva a tradição da música nordestina. “Representa o esforço da Universidade em manter e alimentar um projeto político-cultural voltado á cultura nordestina e também o projeto de formação de platéia, que é um dos objetivos do Cuca”, ressaltou Oliveira.  

Dividido em duas categorias – até oito baixos e acima de doze baixos – o concurso contou com oito concorrentes em cada modalidade nesta fase final. Um dos competidores, da longínqua Maracanaú, na metrópole de Fortaleza, capital do Ceará, a 1.060 km de Feira, Joais Viana da Silva, comentou a importância do Festival. “Vocês são privilegiados por terem um concurso como esse. No Ceará não tem, por isso vim para cá”, contou o sanfoneiro.


Fã do falecido e homenageado Dominguinhos e sanfoneiro profissional há cinco anos, Leandro Conceição Aquino, 22, da cidade de Sapeaçu, no Recôncavo Baiano, disse que a paixão pela sanfona começou ao ver ídolo tocar o instrumento. “Meu avô tocava um violão, mas me apaixonei pela sanfona e pressionei minha mãe a comprar uma. Era bem pequena mas aprendi”, lembrou ojovem que não se importa em competir. “Gosto de estar junto nas festas”, comentou Leo da Sanfona, que pela segundo vez participa do Festival.

resultado final foi acompanhado de muita euforia no Auditório Central da UEFS, após a apuração dos votos do júri técnico. Na categoria oito baixos venceu um feirense: em primeiro lugar Luiz Gonçalves de Andrade; em segundo, Godealdo de Jesus (Riachão do Jacuípe-Ba) e em terceiro, Deusdeth Ezequiel dos Santos (Euclides da Cunha-Ba). Na categoria Júri Popular, o mais votado pelo público foi Deusdeth Ezequiel dos Santos, conhecido como “Rato Branco”.

Para a sanfona acima de doze baixos, venceu Kenned Romário Gonçalves Rodrigues (Uauá-Ba); em segundo, Cícero Paulo Ferreira Feitosa (Juazeiro do Norte-CE) e o terceiro, Joais Viana da Silva (Maracanaú-CE). O público elegeu como seu favorito Kenned Romário Gonçalves Rodrigues. Antes da divulgação do resultado, o público apreciou um show à parte do poeta, violeiro e “contador causos” Xangai.

Além de troféu, o Festival distribuiu mais de R$ 25 mil em prêmios para os três primeiros colocados em cada categoria e os vencedores do Júri Popular.


Fonte: SITE MISÉRIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário