quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Seis praças de Fortaleza recebem sinal gratuito de internet

praça do ferreira (Foto: TV Verdes Mares/Reprodução)
Seis praças de Fortaleza receberam sinais de internet sem fio gratuitos. Os usuários devem se cadastrar no site da prefeitura para obter o sinal. O projeto da Coordenadoria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Citinova) "Fortaleza Inteligente",, segundo o secretário Tarcísio Pequeno, consiste em ações que visam preparar a Capital para se tornar uma cidade inteligente.
“Os dados da cidade são grandes fontes de produção e inovação. Mesmo sendo geridos pelo poder público, eles não pertencem à administração. O que estamos fazendo é implantar essa ideia do programa com uma estrutura que entrega à cidade os dados que a ela pertence”, explicou o secretário.
As áreas da cidade que já contam com Wi-Fi de acesso gratuito à Internet, como a Praça do Ferreira, Praça José de Alencar, Praça da Estação, Passeio Público, Praça do Coração de Jesus e Parque das Crianças. No próximo ano, a Avenida Beira Mar e os Terminais de ônibus deFortaleza também contarão com o acesso gratuito.
A ideia do programa Fortaleza Inteligente, segundo a Prefeitura, é modernizar a cidade, disponibilizando os dados para que a população tenha acesso. “O objetivo do programa é construir um espaço e ambiente para a inovação, a participação da população e para que a gestão pública se modernize”, disse o secretário adjunto da Citinova, Vasco Furtado.

O portal de Dados Abertos torna públicas informações diversas sobre a cidade de Fortaleza em formatos aptos a serem usados por softwares desenvolvidos por e para qualquer pessoa. A ferramenta tem como propósito promover a inovação e a criatividade em prol da melhoria de serviços e da vida na cidade de Fortaleza.
Os dados do portal servem também para a produção de informações pela própria sociedade na forma de relatórios, gráficos, estatísticas e mapas. O portal tem seu endereço web em: http://dados.fortaleza.ce.gov.br e já conta com mais de 50 arquivos em áreas como mobilidade urbana, urbanismo, educação, orçamento e finanças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário