quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Operação de segurança intensificará revistas em ônibus de Fortaleza

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) vai intensificar a operação Coletivo Seguro nas seis Áreas de Segurança Integradas (AIs) da capital e ampliar as ações para a região metropolitana, com abordagens e revistas de passageiros de ônibus, táxis e vans. De acordo com a SSPDS, por dia, serão abordados 180 ônibus. Serão feitas revistas pessoais de passageiros, além de um trabalho de inteligência.
“O trabalho será realizado das 7 horas às 21 horas, podendo inclusive ser estendido durante a madrugada”,  ressalta o titular da Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol), da SSPDS, delegado Fernando Menezes.
Policiais militares e civis, além de servidores da Copol, estarão à frente das ações, que ocorrerão nas principais vias de circulação e nos terminais de ônibus da capital, tendo como parâmetro a quantidade de crimes em cada um delas.
Dados estatísticos
De acordo com o comandante do policiamento da capital, Francisco Souto, a SSPDS realiza o levantamento dos crimes nas áreas do estado com base nas estatísticas oficiais do órgão e com informações repassadas pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus) e Sindicato dos Permissionários do Transporte Complementar de Fortaleza e Região Metropolitana (Sindivans), parceiros da iniciativa.

“Essa operação 'Coletivo Seguro' foi intensificada com o início dos trabalhos do secretário Delci Teixeira. Ela consiste em todos os carros da polícia, como tais, Moto Patrulha (POG) e Ronda, fazerem barreiras e operações de saturação (...). Esses trabalhos são graças aos índices estatísticos repassados pelo Sindionibus. Os trabalhos vão apreender  adolescentes, no qual são a grande maioria, que fazem esses furtos e roubos nos coletivos, táxis e transportes alternativos", disse.
Denúncias
Souto diz que a população pode ajudar a polícia com denúncias por meio dos números 190 e 181. “Lembro que a população, os usuários de transportes públicos podem ajudar realizando denúncias. Os locais mais críticos e os horários que ocorrem os crimes. Os telefones são o 191 e o 181”, afirmou.
A Polícia Militar reforça também que os sete terminais, as Praças da Estação e Coração de Jesus, no Bairro Centro receberão policiamento reforçado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário